sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Explicando a Diplomática e a Tipologia...


Vamos entender um pouco melhor o conceito de Diplomática e Tipologia de uma forma mais prática, tiramos duas fotos que têm ligação direta com nosso blog de Pesquisa e Pós e a nossa Faculdade de Ciência da Informação – FCI.



 
A primeira foto representa à Diplomática, que retrata a estrutura da Faculdade de Ciência da Informação. Segundo o dicionário de Terminologia Arquivística o conceito de diplomática é:

“Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.”

Pra entender melhor, a diplomática vai estudar a estrutura dos documentos. Analisando alguns elementos como: forma, formato, suporte, espécie, gênero e outros. Ela preocupa-se em informar o que é o documento, quais são as suas características externas (físicas) e internas (de informação).




Já na segunda foto representa a Tipologia, que retrata a parte especifica, a Secretaria da Pós, dentro da Faculdade de Ciência da Informação. Segundo o dicionário de Terminologia Arquivística o conceito de tipologia é:

Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.”

A Tipologia tem por objeto o tipo documental, que é entendida como a configuração que assume a espécie documental em conformidade com a atividade que a criou.

Até a próxima pesquisa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário